• o nosso click full time.

    LINHA EDITORIAL | O nosso click full time





    O blog Fotojornalismo Now é uma publicação do Laboratório de Fotojornalismo Institucional do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no Campus Seropédica (RJ). Coordenado e supervisionado pelo professor Flaviano Quaresma, o blog, além de ter a proposta de servir como banco de imagens para publicações locais e forâneas, é a plataforma online para tornar pública a produção de fotografia dos estudantes de Jornalismo da instituição.

    O blog Fotojornalismo Now estabelece como premissa de sua linha editorial a busca por um fotojornalismo crítico, apartidário e pluralista, tendo ainda como foco a liberdade artística no registro de projetos especiais de fotografia. Essas características devem nortear o trabalho dos alunos de Jornalismo da UFRRJ, especialmente, dos estudantes do Laboratório de Fotojornalismo Institucional, participantes do projeto.

    Conheça nossas Editorias:

    COTIDIANO ))|((
    O blog Fotojornalismo Now vai contar em imagens aquilo que é habitual ao ser humano, ou seja, está presente na vivência do dia-a-dia. A produção fotojornalística também poderá indicar o tempo no qual se dá a vivência de um ser humano e a relação espaço-temporal na qual se dá essa vivência.

    INSTITUCIONAL | IN))
    Seguindo as premissas do Marketing 3.0, de que “as empresas e instituições passam a ver seus consumidores como seres humanos plenos, com coração, mente e espírito”, a editoria Fotojornalismo Institucional vai buscar uma aproximação afetiva com o público. Essa nova postura se traduz na mudança de valores. A empresa/instituição busca fazer a diferença na sociedade. Para traduzir/criar essa relação afetiva via fotografia, a proposta é valorizar as experiências institucionais entre servidores, docentes, discentes e visitantes.

    PRETO & BRANCO | )P&B(
    Algumas fotos nascem para serem em P&B, assim como existem fotos feitas para serem coloridas. Agora não utilizamos mais “filmes coloridos” e “filmes preto e branco”, afinal com a fotografia digital fazemos isso direto na pós-produção. O “efeito” de um só tom na fotografia pode adicionar drama, sobriedade, profundidade ou mistério, mas também pode revelar formas, sombreamentos específicos. Essa editoria, que carrega uma magnitude realista, encara a versatilidade da criação fotográfica que passeia nas veias artísticas de cada ponto de vista.

    CULTURA | CULT((
    A cobertura fotojornalística na editoria Cultura vai poder trabalhar todos os nichos culturais, sejam eles institucionais ou não. Cultura é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.  Para essa editoria específica, utilizaremos a Cultura associada a formas de manifestação artística, criativa e/ou técnica da humanidade.

    MOBILE | o))
    A habilidade contemporânea de usar a tecnologia móvel para o registro de imagens diversas é o grande interesse desta editoria do blog. A mobilidade, que é a capacidade de se mover ou ser movido transforma-se na principal ferramenta emocional e na fantástica possibilidade de criar “lentes portáteis” em diversos lugares. A proposta também é desenvolver o olhar fotográfico dos alunos de Jornalismo da UFRRJ para um dispositivo muito utilizando pelas grandes mídias no registro de situações nas quais elas não conseguem alcançar com tanta instantaneidade.

    PORTRAITS | |)(

    Essa editorial vai trabalhar via fotografia, a representação artística de uma pessoa, em que o rosto e sua expressão é predominante. A intenção é mostrar a semelhança, personalidade e até mesmo o estado de espírito do indivíduo. Por essa razão, a direção de produção fotográfica vai investir em imagens compostas de pessoas em posições fixas. Um retrato, muitas vezes mostra uma pessoa olhando diretamente para o fotógrafo, para exercer com êxito o assunto com o espectador.

    POP ART | )<>(
    Esta editoria do blog é uma grande oportunidade de incentivar a postura crítica e a criatividade dos alunos de Jornalismo da UFRRJ. Pop Art é um movimento artístico que surgiu em meados de 1950 na Grã-Bretanha e no final de 1950 nos Estados Unidos apresentou um desafio para as tradições de arte, incluindo imagens da cultura popular, como a publicidade, notícias, etc. No Pop Art, o material é, por vezes, visualmente removido de seu contexto conhecido, isolado e/ou combinado com o material relacionado. O conceito de Pop Arte não se refere tanto à própria arte, mas às atitudes que levaram a sua criação. Para isso, as produções fotográficas vão empregar aspectos da cultura de massa, da publicidade, de histórias em quadrinhos e objetos culturais mundanos.

    FASHION | ((F))
    Partindo do princípio de que a fotografia de moda possui um grande valor documental porque recria o mundo vivo dos nossos tempos, o blog Fotojornalismo Now também vai registrar esse projeto especial de fotografia. O interesse e a validade da fotografia de moda não se resumem exclusivamente no seu poder testemunhal. O feito de que sejam documentos não exclui outras possibilidades, como a criatividade e o experimento. Essa é a proposta principal que vai guiar o registro fotográfico pelos alunos.



    FALE CONOSCO
    Para solicitação de imagens e contato | fotojornalismonow@gmail.com
                                          

    0 comentários:

    Enviar um comentário